Relacionamentos Andressa Gomes
Dependência Emocional: O que é e Como Superar!
Dependência Emocional: O que é e Como Superar. Além disso, nossos relacionamentos surgem do amor, atração e amizade, mas muitas vezes, sem perceber, eles se tornam uma espécie de vício em nosso parceiro, porque geramos Dependência Emocional.
Dependência emocional é mais comum do que você pensa, muitas vezes nem estamos conscientes de que temos isso e acontece com mulheres e homens, porque todos nós precisamos desse vínculo emocional.
O que é Dependência Emocional?
Em qualquer relação afetiva que temos, é normal que uma Dependência Emocional seja gerada. É um mecanismo de sobrevivência que todas as pessoas criaram desde a infância, primeiro com nossos pais e depois com aquelas pessoas que consideramos importantes em nossas vidas, porque é uma forma de sentir segurança.
No entanto, quando esse estado de dependência emocional se torna muito alto, é quando se torna um problema. É um apego, um apego afetivo, uma necessidade de amor que acaba dificultando o relacionamento e tornando-o tóxico.
A Dependência Emocional, também conhecido como co-dependência ou apego emocional , ocorre em mulheres e homens, embora no caso dos homens é muitas vezes mais difícil de resolver, porque os homens têm vergonha de se sentir vinculado emocionalmente com alguém e não procuram ajuda como consequência do machismo.
Por que Criamos Dependência Emocional?
Dependendo das circunstâncias em que temos crescido, é possível que esta ideia de segurança esteja nas ligações com os nossos pais e irmãos, você já passou por momentos de sentir-se inseguro, ou ter tido uma infância com superproteção, resultando em um esquema em nossa mente que nos torna inseguros diante das relações sentimentais.
Como consequência do acima exposto, nossa baixa auto-estima é a principal causa que geramos Dependência Emocional em relação ao nosso parceiro. A falta de auto-estima é o que nos faz sentir essa grande necessidade de afeto, porque pensamos que não somos suficientes para a outra pessoa, nos sentimos culpados e nos criticamos constantemente.
Como Saber se Tenho Dependência Emocional?
Você se Sente Inferior ao seu Parceiro:
Sentir admiração por seu parceiro é em si parte do amor e é realmente algo bonito, mas é totalmente diferente sentir-se inferior ao seu parceiro e constantemente a pensar que você não é bom o suficiente e que você não merece, apesar de saber que o seu parceiro está com você.
Você Sente que Precisa do Outro:
Você pode passar dias inteiros com seu parceiro, até mesmo semanas, mas sempre tem a sensação de precisar passar mais tempo com ele ou ela. Ele gera ansiedade para separar você do seu parceiro, não importa o tempo, você precisa estar sempre ao seu lado, porque você não pode suportar a distância física e muito menos não prestar atenção.
Insegurança Sobre o Futuro do Seu Relacionamento:
Você nunca pode ter certeza do seu relacionamento e do futuro que ele possa ter. Na verdade, você está constantemente alerta para a incerteza , então você sente ciúmes de outras pessoas, dos momentos/espaços que seu parceiro desfruta sem você e sente medo de que seu relacionamento acabe.
Você Espera Pela Falta de Amor:
Você tem a sensação constante de que esse relacionamento maravilhoso é muito real para ser verdade e que tem que acabar porque você não acha que merece amor. Então você está esperando que um dia termine e que seu parceiro o abandone.
Você Deixa de Ser Você:
Como você se sente com medo de perder o seu parceiro que você não se sente digno, então você parar de reafirmar-se pessoalmente . Ou seja, você não mostra seus gostos, suas necessidades ou seus desejos, mas agrada ao seu parceiro, faz o que gosta, fica satisfeito e se dilui em suas necessidades.
Como Superar a Dependência Emocional:
Você precisa se reconstruir e mostrar a si mesmo mais e mais como você é, pare de viver na sombra do que acha que seu parceiro espera de você . Isso não fará com que você perca seu parceiro, mas o tornará mais atraente, porque você estará projetando seu próprio amor.
O maior aprendizado e trabalho que você deve fazer é aprender a amar a si mesmo. Porque daquele lugar, aquele do amor próprio, é do qual você será capaz de romper com todos os padrões tóxicos que o fazem sofrer muito e, portanto, você pode superar a Dependência Emocional.
Seja o primeiro a comentar!